Categorias: Notícias

Jovem de SC cria projeto para ajudar pessoas cegas a terem informações sobre bula de remédios: ‘Percebi que era uma dificuldade recorrente’, diz

Proposta quer inserir QR Code na embalagem e oferecer audiodescrição do medicamento. Ideia é analisada pela Secretaria de Governo da Presidência da República. Jovem cria projeto para ajudar pessoas cegas a terem informações sobre remédios em SC

Um adolescente de 16 anos morador de Tubarão, no Sul catarinense, criou um projeto que utiliza a tecnologia para viabilizar a inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Alan Zabot propôs que um QR Code trazendo a audiodescrição da bula dos remédios seja inserido na embalagem dos medicamentos.

O jovem apresentou a proposta em março de 2020 e atualmente ela está sob análise da Secretaria de Governo da Presidência da República, onde pode futuramente virar lei.

Há muito tempo, eu venho observando que a minha avó sempre teve dificuldade em ler a bula dos remédios. Ela sempre pedia a minha ajuda. Mas eu percebi que isso é uma dificuldade recorrente, tanto das pessoas que usam óculos até quem é cego ou tem alguma outra dificuldade, como dislexia, por exemplo. Pensando nisso, veio a ideia de colocar o QR code nas caixas de remédio, explica.

Jovem catarinense propõe alterar as embalagens de medicamentos para favorecer o acesso a informações da bula para pessoas cegas

NSC TV/Reprodução

Atualmente, já existe um QR Code nas embalagens que traz informações visuais sobre o medicamento e sobre a empresa responsável por ele. Para as pessoas cegas há nas caixas somente o nome do medicamento escrito em braile. Hoje em Santa Catarina há mais de mil pessoas cegas.

Os QR Codes são fundamentais não só nas embalagens de medicamentos, mas também de todos os produtos. É fundamental que ele [o QR Code] venha acompanhando de uma marcação tátil para que nós, pessoas cegas, possamos enquadrar corretamente os nossos celulares, afirma o presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Beto Pereira.

Proposta prevê que QR Code tenha audiodescrição da bula

NSC TV/Reprodução

A proposta foi levada à Câmara de Deputados em fevereiro de 2021. O INC (indicação da Câmara) 136 sugere que o Ministério da Saúde torne obrigatória a padronização das embalagens com o QR Code.

Isso vai trazer maior autonomia para essas pessoas, ou até mesmo para as pessoas que não têm essa dificuldade, mas preferem que a bula seja dita. Acho que é uma vitória para todo mundo, conclui Alan.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Portal 99

Portal 99 é um site que reúne informações de diversas cidades do Brasil. Com foco no Pará e Mato Grosso, o site tende a viabilizar a circulação da informação, prezando pela integridade da mesma. Publicamos diariamente, notícias de diversas cidades do país, queremos manter nosso publico bem informado, nossa equipe preza pela qualidade de nosso conteúdo e do Portal 99 como um todo.

Recentes

Maria Lina, ex de Whindersson Nunes, fala sobre dívida paga em faculdade de SC: ‘Tudo pra conseguir estudar’

Por: Redação Portal 99, São Paulo 16h. A influenciadora digital e ex-noiva Whindersson Nunes, Maria…

2 semanas atrás

Família de Naiara Azevedo é feita refém em casa durante assalto, diz colunista

A família da cantora Naiara Azevedo foi feita refém por criminosos que invadiram a casa dos…

3 meses atrás

Urgente: família de Naiara Azevedo é feita de refém por criminosos e desespero toma conta

Os parentes de Naiara Azevedo se tornaram reféns de três criminosos nesta terça (29). Eles invadiram a…

3 meses atrás

Alexandre ordena instalação de tornozeleira

Além do monitoramento por tornozeleira, Moraes também proibiu o deputado de participar de eventos públicos…

3 meses atrás

Daniel Silveira diz que não vai usar tornozeleira

Na Câmara dos Deputados, o parlamentar afirmou que os deputados tomarão a decisão final.”Algumas imagens…

3 meses atrás

Bolsonaro, Lula e rivais põem campanha na rua com vistas grossas do sistema eleitoral

Na prática, os principais postulantes ao Palácio do Planalto já estão há meses em aberta…

3 meses atrás