InícioNotíciasArquitetura com inspiração na natureza: conheça a arquiteta Martina Hasse

Arquitetura com inspiração na natureza: conheça a arquiteta Martina Hasse

Autor

Publicado em

Categoria

Em épocas de isolamento social, estamos permanecendo mais em casa, então cada vez mais acho bacana e relevante falar sobre arquitetura e decoração de interiores aqui no Mundo Maria.

Convidei para uma entrevista super descontraída a arquiteta Martina Hasse, que tem um trabalho super clean com o qual eu me identifico e que eu admiro muito.

Martina Hasse, a arquiteta entrevistada. -Reprodução: Acervo Martina Hasse/ND

Martina, para a gente começar, uma descrição sobre você! Qual sua ou suas formações, e de onde veio sua paixão pela arquitetura?

Tenho dificuldade em me descrever, porque estou sempre mudando, sempre buscando algo novo e é isso que mais amo! Sou uma pessoa extremamente curiosa e tenho muita necessidade de criar, descobrir, observar, sentir. E vou indo na direção, em constante transformação. Então como formação, não podia ser diferente, sou bem multidisciplinar e já fui das finanças à moda, do branding à física quântica, conta.

Academicamente, minha primeira formação foi Administração de Empresas, com a ideia de gerir os negócios da família. Mas a vida foi tomando seus rumos e acabei despertando a arquitetura em mim quando opinei na construção da casa de veraneio dos meus pais. Um mês depois da obra concluída, deixei a empresa e entrei para o curso de Arquitetura, e desde então nunca mais parei!

De onde vem as tuas maiores inspirações?

Com certeza da natureza e das relações humanas. Os ciclos da natureza, os seus elementos, suas formas, suas cores, as estações, o amanhecer, o entardecer, sol e lua… simplesmente estar em meio à natureza é fonte inesgotável de inspiração. E a partir disso, a forma como o espaço nos influencia mesmo sem perceber, como seres humanos, me inspira muito. As trocas humanas, a energia, as diferentes percepções, e tudo que imaginamos e criamos tem uma força muito grande. O fluxo de vida acontecendo e todas suas nuances.

Você sabe me dizer em média quantos projetos já realizou?

Martina diz que é difícil ser precisa em um número agora, mas nesses sete anos desde que iniciou sua carreira como arquiteta na OSA Arquitetos, com certeza mais de 70. Alguns chegaram e a se iniciar e foram arquivados e muitos concluídos e diversos acontecendo nesse exato momento. Isso é algo muito legal sobre a profissão, ela muda constantemente, é super dinâmica, rotina zero!

Me conta, qual a tua pegada, ela é mais clean, mais rebuscada, tu realizas mais projetos de quartos, cozinhas. Quais os ambientes que são os mais procurados pelos teus clientes?

Meu estilo é contemporâneo, une diversas fontes e faz um mix coeso entre novo e antigo, rústico e clássico, feminino e masculino, formas retas e curvas. Mas sempre de maneira leve, limpa e sem excessos, gosto dessa composição equilibrada. Ainda assim, eu sempre brinco que eu não crio para mim e sim para as pessoas que me contratam. Tem que funcionar para elas, afinal eu projeto lares, é muito forte essa questão do gosto e necessidades pessoais! As pessoas têm que entender que o lar é nossa fortaleza, nosso templo. Devemos pensar a arquitetura dessa forma, pelo poder que tem de transformar e se adaptar e influenciar diretamente na maneira como nos sentimos, explica.

Então eu tento ler o estilo de vida, sonhos, desejos e gostos e traduzir numa linguagem que leva em conta funcionalidade, praticidade, sentimento, estética e atemporalidade. Amo olhar para um projeto de 5 anos atrás e sentir ele ainda atual!.

Com relação aos ambientes mais procurados, Martina afirma que tem feito muitos projetos de apartamentos completos, área social e íntima. Desde reformas totais até projetando antes da construção do apartamento em si.

Um dos espaços feitos pela arquiteta Martina. -Reprodução: Acervo: Martina Hasse/ND

Agora aquela perguntinha que não poderia faltar para o Mundo Maria, qual o teu signo e teu hobby?

Martina é aquariana, com ascendente em capricórnio e lua em peixes e por sinal um dos seus hobbies é astrologia.

A espiritualidade tem um papel muito importante na minha vida. Sou guiada pela minha intuição, em constante expansão da minha consciência e, como boa aquariana, estou sempre em busca de um mundo melhor e de uma vida mais leve e feliz!, diz.

Então, os vários assuntos que o tema abrange, como meditação, yoga, física quântica, alimentação e consumo consciente, práticas sustentáveis e pequenos rituais diários para elevar minha energia estão entre meus hobbies. Aliás, são mais que hobbies, são um estilo de vida. Fora isso, claro, viajar, ouvir uma boa música, ler um bom livro na praia, e tomar um bom chá, café ou vinho são hobbies que me acompanham.

Qual a cidade que mais te traz inspirações?

Essa é difícil. São muitas, pelas mais diversas razões. Hoje, prefiro mais o natural do que o construído. Mas creio que Veneza me tocou muito, por tantas particularidades, tanta história, tanta cultura. Pela escala urbana, por não ter carros, por ser preservada, pela sua culinária, pelo seu povo, pelos canais, por ter tanta vida e poesia…enfim, podia ficar aqui um tempo, tamanha beleza e inspiração!

E para aqueles que estão pensando em cursar a faculdade de Arquitetura, qual a mensagem que tu poderias deixar para eles?

Arquitetura é um chamado, como qualquer outra profissão. Tem desafios, é complexa, envolve inúmeros processos, fatores, talento, técnica… Então o melhor conselho seria o autoconhecimento! Se conheça, se analise, se trate bem, se ame e busque uma profissão que expresse o que você tem dentro. Pois o trabalho enobrece o homem, mas não deve ser um peso maior que você pode carregar! Não ligue muito para opiniões externas, tendências mercadológicas, pois cada um tem sua maneira única…siga seu instinto e sempre que possível, tente sair da zona de conforto, pois somos capazes de feitos extraordinários. E isso vale para qualquer profissão, isso vale para a vida. O presente de sermos quem somos.

E para finalizar, me conta, qual o projeto que tu fez que tu mais te orgulhou?

Um dos primeiros, para uma grande amiga! Já trabalhando no OSA, mas ainda não estava formada, e ela me deu a oportunidade de projetar a área de festas do seu apartamento, uma cobertura linda em Balneário Camboriú. Entendi aquilo como um sinal de que estava indo na direção certa! O projeto foi premiado no Concurso Técnico do NCD, 1º lugar na categoria living, uma grande alegria para mim. Até hoje frequento o espaço, que tem a cara da moradora amiga: super colorido, ousado e lindo! Isso é muito gratificante!.

Portal 99

Portal 99 é um site que reúne informações de diversas cidades do Brasil. Com foco no Pará e Mato Grosso, o site tende a viabilizar a circulação da informação, prezando pela integridade da mesma. Publicamos diariamente, notícias de diversas cidades do país, queremos manter nosso publico bem informado, prezamos pela qualidade de nosso conteúdo e do Portal 99 como um todo.