InícioMercado de trabalhoComo conseguir um emprego

Como conseguir um emprego

Autor

Publicado em

Categoria

Este artigos não aborda profissões de alto nível que necessitam de curso superior, como médicos, engenheiros, arquiteto ou advogados. Visto que esta são profissões que necessitam de um currículo especial, normalmente são cargos que se podem ser conseguido através de contratos com prefeituras. Abordaremos apenas profissões de nível médio, que são adquiridas com simples cursos, com ou sem experiência.

Dificuldades para se conseguir emprego atualmente

Ultimamente está cada vez mais difícil conseguir um emprego, mesmo com a qualificação necessária. Isso porque o nepotismo (empregar parentes) pode estar tomando de conta da empresas, principalmente das micro empresas. Em uma pequena empresa, muitas vezes é necessários cargos de confiança, que muitas das vezes é preenchido com pessoas bem próximas ao dono. Já que, é difícil para se conquistar a confiança de um patrão, pois nem sempre se pode confiar em recomendações de amigos.

Cargos de confiança

Um profissional qualificado e digno de confiança, está cada vez mais difícil de conseguir, visto que tem pessoas de mal caráter, manchando a reputação de várias profissões. Os cargos de caixa de supermercado, gerente e até mesmo babá (cuidadora de bebês ou idosos) ou empregadas domésticas e profissionais autônomas como diaristas, são cargos que requerem confiança de níveis altíssimos, pois além dos riscos financeiros, também há riscos de saúde e segurança. São cargos onde muitas das vezes são ocupadas por pessoas próximas ao patrão.

Conseguir um emprego na minha cidade

Alguns empregos são mais fáceis em determinadas regiões, empacotadores, caixa, fiscal de prejuízos, serviços de limpeza e entregadores. Em geral são mais facilmente encontrados em cidade que tem um comercio mais movimentado a nível de supermercados. Outras cidades tem mais demanda por Agro, por isso necessitam bastante de motoristas. Em cidades com crescimento constante e acelerado, é necessário profissionais de construções, mão de obra para limpeza, serventes de pedreiros, pedreiros e até engenheiros e arquitetos.

Cursos, concursos e vagas de emprego

Cursos são fundamentais para se aprender toda a teoria e até mesmo a prática. Existe diversos site de concursos e site com vagas de emprego como a Catho que é um site brasileiro de classificados de empregos situado no estado de São Paulo.

Para se ter uma profissão com mais chances de encontrar vagas de emprego, escolha entre profissionais autônomos, como:

Trabalhar por conta própria: diaristas, motoristas (caminhões, taxi’s e/ou aplicativos), mecânicos, pedreiro ou servente, carpinteiro, eletricista, jardineiro, caseiros ou recicladores.

Emprego temporário na área de tecnologia: analista de SEO, programador, desenvolvedor de sites e aplicativos, scripts e outros sistemas.

Emprego fixo-temporário: caixa de supermercado, balconista, empacotador, faxineira em empresa de diaristas.

Criar e entregar currículo

Esta técnica raramente da certo. Colocar currículos parece não ser mas uma estratégia viável. Conhecer as pessoas que trabalham em lojas ou que tem loja e fazer amizade parece que tem funcionado melhor. Não tente ser puxa saco, apenas tente aumentar seu circulo de amizade próximo ao alvo principal. Logo que você tiver algum conhecimento com a pessoa, vá até a loja dela, cumprimente-a e deixe um currículo.

Conquistar amizades pode ser difícil para pessoas que são tímidas, então o método de entregar currículo diretamente acaba sendo sua melhor opção. Porém não vá em horário de pico, vá em horários mais calmos e tente conversar um pouco com a pessoa que receberá seu currículo. Não se esqueça de ver se você realmente tem qualificação para ocupar esta vaga de emprego. Do contrário, não gaste seu tempo ou papel, busque mais qualificação profissional.

No seu currículo coloque dados atualizados.
Nome completo, email profissional (leia sua caixa de correios mais vezes), telefone com Whatsapp. Sua ocupação atual (se houver), fale sobre sua vida profissional e não da sua vida pessoal. Suas qualificações, endereço se necessário.

Não entregue seu currículo para qualquer funcionário na loja, se não ele pode desaparecer misteriosamente da seleção de candidatos.

Não consegue emprego?

Nem tudo está perdido, talvez você não nasceu pra ser empregado(a), seja empreendedor.

Abra sua própria empresa, várias pessoas já escaparam das dificuldade desta forma. Abrindo um MEI, você consegue mais espaço, confiança de clientes. Isso porque dificilmente as pessoas pedem referências de empresas. Com MEI, você tem direito a aposentadoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Portal 99

Portal 99 é um site que reúne informações de diversas cidades do Brasil. Com foco no Pará e Mato Grosso, o site tende a viabilizar a circulação da informação, prezando pela integridade da mesma. Publicamos diariamente, notícias de diversas cidades do país, queremos manter nosso publico bem informado, prezamos pela qualidade de nosso conteúdo e do Portal 99 como um todo.